apontamentos de agosto (II)
Começa amanhã e termina a 12 de Agosto, o maior acontecimento da região Entre Douro e Vouga.
Nem mais, nem menos a
Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira.
Quem como eu, esteve presente nas primeiras edições, simples, com pouca participação, poucas barracas de venda, poucas tasquinhas, nenhumas filas, nenhum restaurante, poucas actividades, tem dificuldade em enquadrar neste mega acontecimento medieval.
A transposição para Agosto foi uma aposta bem conseguida. No ano passado estiverem presentes 500.000 pessoas durante os 10 dias do evento. Existem pessoas que fazem mais de 100 Kilómetros para visitar a Feira, durante esta Viagem.
Este ano, a sponsorização entrou em força. 3 master e um oficial. Por este andar, a Viagem pagar-se-à a ela própria e a CM da Feira poderá aliviar as suas contas, promovendo outras iniciativas.
Como trabalho no concelho, sinto que os habitantes das demais freguesias sentem orgulho em participar, ora com a barraca das bifanas, ora fazendo de figurantes. Esperam sobretudo noites quentes, para as esticar o mais possível, nas imediações do certame e poder usufruir o máximo possível desta semana.
Este é bom exemplo de uma actividade com envolvência da população, aproveitou-se o enquadramento do Castelo da Feira e aos poucos desenvolveu-se, tornando-se num caso de sucesso de programação cultural, nacional.
Algo que começou neste século e já se tornou tradição do concelho e de toda a região.