escrita irregular
quarta-feira, julho 04, 2007
  Cromos
Uma simples colecção de cromos, com todos os atletas da ADS, totalizando 800 nomes diferentes, pode demonstrar algo mais do que o pretendido.
Um dado é claro, a ADS - maior clube de S. João da Madeira - não contestou o número de cromos. Aceitou os 800, não veio dizer que estava errado e que o tão apregoado número de 1.200 atletas é que estava correcto.
Entre a propaganda municipal, promovida pela própria autarquia e a realidade dos cromos existe uma diferença de 400 atletas.
Todos os anos, por ocasião da Gala dos Campeões, são apresentados números de atletas federados na ordem dos 2.000 a 2.500. Na realidade, essa proporção seria óptima em qualquer cidade do País, valores de 10 a 12 % são pura utopia, num país com índices de desportistas federados de 5%.
Quem vive no concelho não contesta, aprecia.
Estimo que o real número de desportistas federados deve rondar os 1.300 atletas, o que é bastante bom - equivale a 6% da população.
Se a estes acrescentarmos os desportistas de actividade física, sem serem federados, aí sim teremos os tais 2.000 a 2500. O que significa que provavelmente, a aposta desportiva autárquica tem sido mais virada para este nicho, do que para a competição desportiva.
Tudo isto serve de mote, para o texto que enviei para o Jornal Labor, que visa outra componente desportiva: a excelência dos resultados.
Disserto sobre a probabilidade de participação de uma atleta local, nos Jogos Olímpicos, leram bem, Jogos Olímpicos de 2012, a disputar em Londres.
Envio daqui um abraço, ao meu amigo Luís Ferreira, treinador dedicado, tendo fabricado 5 atletas Campeões Nacionais em idades sub-18, ao longo da sua carreira de 17 anos. Obviamente, ele não irá ler nem isto, nem aquilo.
 
Comentários:
Excelente trabalho de pesquisa. Apenas erraste na conclusão (tipo político, em que lê da maneira que convém) dos tais "...equivale a 6% da população.".

Como bem sabes, e melhor do que eu, a analisar do teu último trabalho publicado no jornal, nós em SJM, não temos 22000 habitantes com idades capazes de praticar uma actividade desportiva como federados.

Não sei, mas lanço-te o repto para corrigires este valor e se calhar já se aproxima, talvez de uns 35% ou mais dos jovens sanjoanenses federados em qualquer actividade desportiva. Pois esquece a parte dos veteranos (como é o meu caso).
 
eu sei, eu sei. esperava que ninguém reparasse :)
efectivamente muitos atletas federados são provenientes das freguesias vizinhas. A própria Ana Rodrigues em matéria de Censos 2001 é de S. Roque.
era muito difícil considerar a população flutuante. Essas idades que tu referes são as que procuram a cidade para estudar - daí a necessidade de mais uma escola secundária e também para a prática desportiva.
Confesso que a introdução aqui no blog foi feita de forma pouco cuidada, mesmo as percentagens não estão bem - defendo-me com a tal ideia da população flutuante, difícil de quantificar.
Tenho essa mesma sensação de que grande parte dos jovens da cidade têm hábitos desportivos, isso é extremamente saudável e a percentagem deve rondar os valores que tu indicas.
Mesmo os 800 cromos não confirmei, a fonte veio de uma mesa de café, que me garantiu ser verdade. Por isso, não o escrevi no jornal, faltava-me confrontar com outra opinião.
Isso não retira grandeza à ADS, antes pelo contrário. O que demonstra é que por vezes, manipulamos os números ao nosso jeito.
Tal como eu fiz ;)
Um dia confirmo isto tudo, estou em crer!
 
O Luís Ferreira não sou eu! Mas também sou teu amigo... :-)
 
Não és mas podias ser... Nome tens, dedicação também, só te falta mesmo a parte do treinador!!!
 
ora seja bem aparecido, o amigo Luis Miguel Ferreira!
Lembrei-me daquela célebre entrevista na rádio, quando eu ao falar deste treinador, esperavas ouvir o nome Luis Margalho e quando eu disse Luis Ferreira, tu interrompeste-me, dizendo: não!
um abraço amigo!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]