escrita irregular
quinta-feira, julho 12, 2007
  Claro
Pedro Adão Silva, d' o Canhoto, consegue desmistificar e bem, a questão do voto de protesto nas eleições autárquicas, neste caso nas intercalares de Lisboa.
Afinal, o voto de protesto em outras eleições, que não as legislativas, não existe. Os eleitores sabem distinguir eleições e mais importante, sabem distinguir candidatos, entre outras prerrogativas.
Acabam-se as desculpas de algumas concelhias partidárias, que tendem a justificar as suas inabilidades pelas opções da estrutura central do partido, ou caso estejam no Governo, pelo voto de protesto a este.
Se até hoje, isso era utilizado nas Grandes Cidades, o que dizer de pequenos concelhos, com pouco mais de 15.000 eleitores, em que sucessivas derrotas eleitorais de determinada força partidária, são sempre explicados por fenómenos extra-ordinários?
 
Comentários:
Não concordo muito com isso (atenção: isto não é cisma) acho que o AC vai sofrer os efeitos de algum descontentamento e até revolta (alguns até falam em "medo", meu Deus!) em relação à governação de Sócrates. Repara, foi essa a leitura que se fez nas últimas autárquicas, precedidas de medidas duras impopulares do governo e sentiu-se mais nos grandes centros urbanos. Também Gueterres e Cavaco experimentaram o sabor amargo do "cartão amarelo" ao governo em autárquicas. Por isso não é por acaso que todos os opositores de AC o querem colar ao governo, à força toda.
A propósito, Rui Tavares escreve hoje, na sua crónica, no Público, sobre o Sentido de voto. Diz ele que "o caminho até à cruzinha no papel é feito de muitas considerações , algumas contraditórias, e essa é a parte que conta mais. Ou seja há muito voto emotivo e irracional.
Concordo, no entanto, que isso não deve servir de bode expiatório para quaisquer resultados negativos.
 
ainda estamos em matéria de sondagens. esperemos para ver os resultados finais, de Domingo.
o voto penalizador não parece ser superior ao voto em AC - mesmo se este não alcançar a maioria.
e isto é uma novidade que contraria todas as teses anteriores, mesmo as derrotas de Cavaco, Guterres e outros em eleições autárquicas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]