Aquisições
O Benfica continua a demonstrar ser um clube desorganizado. Neste defeso provou mais uma vez que planificação, preparação, pré-época são episódios tristes para o SLB.
A 20 dias do primeiro jogo oficial, a direcção decide vender o seu melhor jogador e comprar 3 jogadores novos. Pelos vistos ainda se negoceia a vinda de um lateral direito, por empréstimo do Barcelona.
No meio de tudo isto, o falado homem – forte para o futebol, José Veiga, fechou a porta. A sua saída em nada afectou os adeptos do clube, que apesar de reconhecerem méritos ao homem, estavam mortinhos que nunca mais voltasse, depois da saída na época passada.
Desta forma, o SLB transformou-se num clube adquirente de jovens talentos dos continentes americanos, para tentar colocá-los nos melhores da Europa. Não gastando grande dinheiro na formação ou aliviando a tensão sobre a reestruturação do futebol juvenil?
O plantel para a época 2007/08 diz-se que é o melhor dos últimos 10 anos. Ouço isto há 20, sem exagero. É uma forma de exercer pressão sobre o treinador e desculpar erros da direcção. Continuo a acreditar que os jogadores adquiridos pelo Benfica, 8 ou 9 pelas minhas contas, mais a ascensão do Chinês, terão que provar o seu valor, não agora, com jogos a “feijões” mas, a partir de Agosto até Maio do ano que vem.
Para mim a melhor aquisição foi o regresso de Manuel Fernandes. O outro regresso, de Nuno Assis, poderá ser extremamente útil.
Pelo pouco que vi no jogo de Domingo, apenas os primeiros 45 minutos, o Benfica em nada alterou o seu estilo de jogo. Lento para chegar ao ataque; quando passa para o futebol directo – com bolas rápidas para os pontas de lança – é um desastre e depois o costume, um gajo qualquer lá atrás faz um erro e é golo do adversário. Manuel José classificou isto de vulgar no Benfica, sempre atento este homem.
Com o plantel renovado, com jogadores a entrarem no final da pré – época, com um esquema de jogo pouco eficaz, os primeiros jogos serão um martírio. Poderá parecer masoquismo mas, os pontos perdidos em Agosto e Setembro são difíceis de recuperar, como se provou no último Campeonato.