escrita irregular
quinta-feira, maio 31, 2007
  Idade da Inocência (10)
Em pequeno, o dormir sozinho às escuras é assustador.
Os pais têm sempre o cuidado de deixar uma luz acesa, ou uma porta aberta para zona de claridade, ou a persiana subida para entrar luz do exterior, contrariando a escuridão e o medo das crianças.
Na hora de deitar os miúdos, subimos para as últimas tarefas de asseio: lavar os dentes, vestir pijama e o clássico "xixi - cama".
Por cima das nossas cabeças, ouvimos barulho. Como não vivemos num prédio, não podia surgir nenhum barulho. Luzes ligadas, ventilador da casa de banho também, para ver se assustávamos o intruso.
O barulho de movimento rápido por cima do tecto continuava. Algo estava entre o tecto e o telhado. Movia-se constantemente e não fazia barulho. Não miava, nem piava.
O que seria?
Saímos da casa de banho e ao acender a luz do quarto da Luisinha, o som do tecto seguiu-nos. Procurei assustar a coisa, atirando uma almofada ao tecto. Pior... Mais rápido, o bicho passava de um canto para o outro numa velocidade imprópria para rastejantes.
Regressaáos à casa de banho, com o som vindo do tecto a seguir-nos. Começamos a imaginar o que seria, trocando impressões. Gatos e pássaros ficaram de fora pela falta de som amedrontado. Rato ou morcego?
Luisinha ficou à porta do quarto a olhar para o tecto preocupada e cheia de medo foi dormir para a cama dos pais. O Manel deitou-se e supunha saber por onde tinha entrado o rato - pela varanda do quarto dele, por isso ficou aterrorizado acreditando na possível visita nocturna do roedor.
Sossegados os miúdos e o animal, pudemos dormir descansados até de manhã.
Com a luz e o movimento matinal, o som descendente voltou. Saímos de casa sem perceber quem por lá andava.
Nessa noite, julguei ouvir qualquer coisa mas, sem certeza alguma.
O bicho, talvez morcego, porque rato não tinha como trepar para o telhado, lá conseguiu encontrar a saída ou então, morreu cansado de bater com as asas entre o pladour e a placa.
Para o Manel tudo acabou ali... Para a Luisinha o problema foram as sombras. Continuou o receio. A luz vindo exterior projectava-se contra as barbies e cinderela, lançando umas sombras sinistras até à cama dela. A luz do candeeiro propagava sombras horrorosas pelo quarto fora até ao tecto.
Lembrei-me deste senhor:




Quando tinha 2 ou 3 anos, este senhor visitava-me de noite. Dormia sobre a minha cama, num poster com fundo laranja. Sempre que eu abria os olhos, como havia luz de presença para eu não ter medo do escuro, via aquela mancha negra a olhar para mim e assustava-me.
Consegui com isso trocar de cama, talvez com o meu irmão mais velho, ainda assim, sempre receoso.
Um dia o poster mudou de parede ou desapareceu...
Lá em casa, o Manel, sempre atencioso com a irmã, cedeu-lhe o seu candeeiro de quarto. Com este, o quarto ficou com uma luz fusca uniforme, sem sombras assustadoras. A Barbie e a Cinderela deixaram de ser bruxas, ou monstros. As outras bonecas não se projectavam no tecto. A Luisinha ganhou confiança e deixou-se adormecer no seu quarto.
O acordar é que continua a ser feito deitada na cama dos pais mas, nem tudo se consegue só com a troca de candeeiro...
Um dia havemos de dormir descansados, eu sei.
 
Comentários:
o que tu não sabias era que a minhoca gigante vinha lá a casa esta noite... fase edipiana, estou tramada!
pobrezinha a nossa princeza, cheia de medo. crescer é doloroso e nem sequer vale muito a pena. que disparate
 
coincidências, antecipando uma noite mal dormida. lobos e minhocas, misturadas com aquela tosse permanente.
 
É tão delicioso quando os abraçamos e lhes sussurramos que vai tudo correr bem, que o papá e a mamã estão lá para os proteger, aconchegando-os em nossos braços e aí sentimos que eles confiam plenamente em nós, e ficam serenos a absorver esse amor e confiança transmitida.
É indescritível o sentimento e beleza de tais momentos.
Quanto ao acordar devo-te confessar que cá em casa passa-se o mesmo… olha, é o Amor!! :)
 
É mesmo a idade da inocência ...
No nosso caso, acho que a companhia do maninho contribuiu para perder o medo do escuro. Digo isto porque já ultrapassámos a fase do candeeiro aceso no quarto, da luz do corredor e da luz da casa de banho. Agora é só mesmo porta aberta e a pequena claridade que vem desde a sala e quando todos dormimos nem isso.
Bem, pensando melhor não sei se ultrapassámos que isto das fases nem sempre evolutivo. E não vá aparecer nenhum bicho-papão, não é?
 
Nos meus tempos de meninice...não passou muito tempo!eram as cobras que eu achava que estariam debaixo da cama...pedia ao meu irmão para espreitar e era pior a emenda que o soneto...ele vinha sempre com umas respostas "encantadoras"!Lembro-me que a minha mãe nem ligava(mudam-se os tempos)e eu acabava enroscada em mim mesma e sentia até os dedos dos pés apertados!Acho que deveria ser um morceguito que resolveu visitar-vos para vos dizer...a natureza pelos lados de Arada está perfeita e sabe bem!
 
Depois dessa noite só te faltou aparecer o pequeno gastão de homem aranha...
 
como diria um amigo meu, a propósito de aos 4 anos o pior já ter passado: "até aos 25 anos dos nossos filhos, vivemos em sobressalto, permanente".
se as noites são melhores passadas, outros problemas estão latentes, daí toda a dedicação...
 
[p]Internet reference: http://www . This style also tends to run large . Make sure to follow these instructions cautiously to ensure the best take care of your footwear . If you'd like to be able to shield your lovely legs while in the ice cold winter time of year, you should purchase a set of bailey button uggs internet promotion dressed in as soon as possible . But be aware that some Classic Short boots suppliers provide fake UGG boots at not cheap prices . The very look of the boot will surely to make you understand all . It is decided by all customers . ugg boots sizes are not standard ample as a way to you could make your decisions according to size on your own.[/p][p]Make sure to leave [url=http://uggbootsalescheap11.moonfruit.com]ugg boot sale[/url] some room for expansion . Some rare cases that have a reduce at the bottom may be dangerous as they quite simply leave the charging port exposed therefore vulnerable to spills and knocks . Here let me introduce the best selling snow boots currently in UGG monopoly, UGG classic short boots . Buy your genuine Ugg Boots on sale NOW at ClassicShortBlackBoots . For an UGG that is a bit more urban than their traditional boots, the Kensington is a motorcycle boot with an edgy style that still has the cozy comfort that is this brand trademark . they're worn by variety of A-list celebrities WHO gush concerning their comfort and appears . Cyclops boasts directed mutantkind as M-Day by way of starting to become ruthless.[/p]
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]