escrita irregular
segunda-feira, abril 23, 2007
  Sarko-Sego
É bom sentir que o mundo voltou à normalidade.
Até em França, o resultado na 1ª volta das eleições presidenciais foi normal.
Voltamos a ter uma luta esquerda-direita. Logo ali, onde se inventou a divisão.
85% de votantes, fantástico. Com tantos votantes os extremos ficaram reduzidos a pouco, ou nada.
Os democráticos vão agora partir para uma terrível luta, onde a procura do voto no centro será decisivo.
Dois blocos: a forte e incisiva direita francesa - com um candidato temível, um homem sem medo e sem contemplações; a estadista e decidida esquerda francesa - com uma bela candidata, que não tem como único argumento político, o seu charme.
A 6 de Maio tudo se resolverá.
A principal vencedora de ontem foi a democracia, no final espero que Madame Royal triunfe, embora considere difícil. Passará pela mobilização não só do voto político mas, do voto social. Não significando isto o voto feminino, obviamente.
Ontem li n'Insurgente, link aqui ao lado, que a RTP ao fazer campanha pela candidata socialista ajudou no desfecho das eleições. Fantástico!!! Se Monsieur Nicolas sabe disto, vai pedir para se distribuir gratuitamente o DN em França, para desta forma influenciar a decisão da comunidade Portuguesa.
Fora brincadeiras é por aqui que se decidirá as eleições francesas, pelo sentimento de integração na sociedade das comunidades emigrantes.
O cartão de visita de Sarkozy é neste aspecto bastante superior...
 
Comentários:
Espero que a democracia vença, assim como o bom senso de todos os franceses e a grande comunidade luso francesa.Será deles o futuro de uma França livre de preconceitos e de radicalismos.
 
"esquerda francesa - com uma bela candidata, que não tem como único argumento político, o seu charme"

A minha impressão é a inversa, de que lhe sobra em charme o que lhe falta em carisma político Mas oxalá tenhas razão,
Penso que Portugal, no contexto da UE, tem muito mais a ganhar com "Sego".
 
caro rb, relativamente aos ganhos da nação, se não te importas, explica lá porquê?
 
Em relação ao que seria melhor para os portugueses residentes em França, julgo que Ségolène serviria melhor. Até porque Sarkozy, político de direita, elogiou Sócrates, depois deste lhe mostrar todas as reformas que pretende fazer na Administração Pública, chegando mesmo a intitulá-lo de Blair português! (será elogio?!?)Sarkozy ainda disse que se os socialistas Franceses fossem como Sócrates, ele próprio não saberia onde se posicionar politicamente em França.(até porque mais à direita corria o risco de se colar a Le Pen):)
 
A fonte de inspiração de josé sócrates é a 3ª via de Tony Blair, sem dúvida alguma.
é claro que os elogios de uns, são insultos para outros, depende do ponto de vista ideológico.
O actual PS é centrista, com preocupações de esquerda em matérias como o IVG, a quotas e o estado da segurança social.
Em França, a direita com 3 candidatos (do extremo ao centro) teve mais de 50% dos votos. Isso diz muito das intenções e preocupações dos franceses.
É importante existirem candidatos na direita genuínos, como Sarkozy para os perigosos Le Pen & companhia ficarem sem capacidade de penetração no eleitorado.
Não te esqueças, o eleitor de direita aprecia liderança e ordem que são os principais argumentos de Sarko.
Eu adorava uma vitória de Ségolène (desta vez acertei com os acentos).
Para a refundação da esquerda, para se manter o estado social (cada vez mais importante), pelas preocupações com a imigração, por ser MULHER.
 
Caro Guerra:

Os ganhos adviriam indirectamente, nomeadamente, dos fundos estruturais ou fundos de coesão, da UE. Fundos, que para existirem, sobretudo agora com o alargamento a 25, carecem muito da boa-vontade e da generosidade das grandes nações europeias, como a França e a Alemanha.

O futuro de países como o nosso - pequenos, pobres, vulneráveis - depende dessa ajuda dos mais forte para a tão proclamada convergência.

Ora, eu acredito que a Sego, sendo de esquerda, e já agora, também, mulher ..., terá uma visão mais solidária, mais igual e democrática da Europa do que Sarko, que do lado oposto tenderá a ser mais nacionalista.
 
ah! era nessa perspectiva.
pensei que era a nível económico, com implicações nas exportaçoes portuguesas para esses países.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]