escrita irregular
terça-feira, março 06, 2007
 
o 8ª avenida irá alterar os hábitos de sjm? a minha impressão aqui.
 
Comentários:
Excelente artigo Guerra!
Fico revoltado com a avalanche de construção destas "catedrais de consumo" ou "mamarrachos".
Quando se fala à boca cheia que vai para aí uma grande crise e que "isto nunca esteve como agora", como é possível haver mercado. Claro que a maioria das pessoas vão aos "shopings" é para passear, ver montras e pessoas (muitas pessoas). Não compram nada e só contribuem para o habitual queixume dos comerciantes.
Os centros comercias a mim cansam-me passado pouco tempo. Aquele burburinho constante dentor dum espaço fechado e aquela gente sem fim a caminhar de ponta a ponta esgotam-me.
Em SJM não vejo nenhuma interesse num "monstro" destes a não ser o de resolver, temporariamente, a crise financeira da autarquia.
Seria preferível apostar numa universidade ou num instituto superior ou noutra coisa qualquer que atraísse juventude e fomentasse novos hábitos, atitudes - nova mentalidade.
PS: sobre a inexorável tendência para a extinção do comércio tradicional sugiro a leitura deste interessante post do blogame mucho:
Grandes Aramazéns dos Lóios
 
é sempre reconfortante ver o esforço reconhecido. obrigado Ricardo, pelas palavras de incentivo.
relativamente ao comércio tradicional, infelizmente, a atitude típica é saber que existem e gostar de ter ali à mão e raramente comprar alguma coisa. esquecemo-nos que dependem desse comércio empregados e suas famílias, além do empregador e seu agregado.
As opções de shoppings em SJM são discutíveis, além da localização não ser propriamente atractiva para o restante comércio.
SJM distingue-se das restantes pequenas cidades próximas, pelo conceito urbano, incluindo a sua zona pedonal, entre outras. Ao perder este argumento a sua diferenciação será ténue e volta a resumir-se à existência de infra-estruturas básicas, que inexplicavelmente ainda não existem noutros concelhos.
A abertura a novas mentalidades foi e seria bastante importante, no entanto, o "autocarro" do ensino superior não parou nesta cidade e ao seguir perdeu-se a oportunidade. Resta-nos acolher a juventude da população vizinha, enquanto que a local ao partir para a faculdade, raramente volta.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]