escrita irregular
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
  Granfácio

Só por racismo e por ainda estar vivo, é que no concurso da RTP não aparece o nome de Eusébio da Silva Ferreira entre os 10 finalistas.
Para mim é o maior Português de todos os tempos, o melhor exemplo da presença de Portugal no mundo.
A oportunidade de reconciliação com a história Portuguesa e a possibilidade de emendar o erro do colonialismo tardio foram assim desperdiçadas.
Nos dias de hoje, apesar da sua ligação ao SLB (o que deixará muitos indignados com a minha escolha, o que os deixa cegos e obviamente a falar de jogadores igualmente bons mas, não tão brilhantes), Eusébio é ainda uma figura do desporto mundial.
Rod Stewart, por exemplo, recentemente no Benfica-Celtic, largou a sessão de autógrafos a que se dedicava, para ele próprio pedir um a Eusébio. Sempre que acompanha o Benfica ou a selecção no estrangeiro, o realizador da emissão televisiva, capta sempre um grande plano deste jogador.
O seu momento de glória foi há quarenta anos. Estar vivo e resistir ao tempo, é em Portugal e também no mundo, sinal de alguma imortalidade.
Julgar apenas os mortos, sem mais argumentos do que resenhas históricas e ideologias políticas é igualmente difuso. A actualidade merecia algo mais do que apenas a luta entre dois antagonistas do passado.
Se Soares e Cavaco ainda estão demasiados "frescos" no quotidiano colectivo, restava a presença de Eusébio entre os 10 finalistas, para dar uma dimensão diferente ao programa da RTP.
Mais cor, claro está e uma faceta diferente de encarar os Portugueses, o seu passado colonial e a evolução da sua história expansionista.

 
Comentários:
Primeiro, o concurso não é para eleger o melhor desportista de sempre, meu caro Guerra.
Depois, se fosse, nomes como Figo, Fernando Mamede, Carlos Lopes, seriam figuras de proa perfeitamente a par dessa que citas.
Por último, era o que faltava o melhor português ser moçambicano!
;)
 
a tal cegueira...
além desses, também temos o Francis Obi qualquer coisa, esse português da Damaia
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]