escrita irregular
terça-feira, novembro 28, 2006
  XFM
Rádio para mim foi a XFM!
Sempre gostei de rádio. Ouço rádio desde pequeno, a primeira que recordo é a Comercial. Aliás, em casa dos meus pais quase todos os aparelhos estavam sintonizados nessa rádio. Acompanhou-me por muitos anos, ouvindo saudosos programas.
Surgiu por essa época, o fenómeno das rádios locais e também aderi, fazendo programas durante um ano, numa rádio de SJM - Rádio Serra Mar.
Numa primeiro fase, estava integrado num compacto da AEJ, em que era convidado por Armando Margalho. Numa fase posterior, tive direito a uma hora. Dei-lhe um nome e fazia os alinhamentos musicais ao meu gosto. Comprei muita música do meu bolso. Curiosamente, não me consigo recordar do nome do programa.
A história dessa rádio é igual à de outras tantas dessa época e deixei-a para trás.
Voltei à Comercial, devoto ao Som da Frente nocturno e a um programa do Aníbal Cabrita, na RFM (penso eu).
Entretanto, desliguei-me outra vez e anos mais tarde (muitos, se calhar) , encontrei a XFM.
Passava dias a ouvi-la. Adorava o alinhamento dos programas, as rubricas e sobretudo o som.
Para ouvi-la ficava em casa, baldando-me às aulas da Faculdade. Um motivo simples.
Dessa época recordo os Tindersticks e o grande álbum de IGGY POP, American Caesar, passados até à exaustão.

Depois tudo terminou.
O resto das estações da rádio eram uma bosta e passei a ouvir a TSF, que recebeu uma grande parte do "pessoal" da XFM.
Algumas apostas eram boas, outras nem por isso. Até que lentamente, a TSF ficou uma porcaria em termos musicais.
Quando me lembro, linko a Rádio Radar. Faço o que tenho a fazer no pc, com a Radar ligada.
Penso que a ideia de se fazer rádio pela net é a melhor opção, sobretudo para os infelizes que vivem em zonas esquecidas da província.
Agora, que já perdi a capacidade de me aproximar das pessoas e de lhes fazer perguntas e cumprimentos, como se os tivesse conhecido desde sempre, cruzo-me às vezes com Luis Montez e fica sempre o desafio por lançar: reedite a XFM, nos moldes da Radar ou num qualquer sistema podcast.
Ainda cá estamos à espera.
 
Comentários:
sim senhor, boa radio

boa musica, bons concertos
 
andas fugido?
 
Também eu senti a falta! Depois durante algum tempo aqui no Porto houve uma rádio que era a Voxx que também não era má. Era só musica, nem se sabia quem eram os musicos. Aqui há uns dias em Lisboa sintonizei uma rádio Europa que estava a passar Jazz. Coisa rara!
 
um pouco...

só vou lendo, acompanhando a evolução, de tempos a tempos...

Mas dá para ver que a "pena" (tecla) flui...
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
a voxx já me apanhou na fase provinciana. mas, nas pesquisas que faço, vejo-a como referência no panorama de música qualitativa.
 
Desde a "Som da Frente" do António Sérgio ao "Música Músicas" do Mário(?) Coelho, passando pela "X" e pela "Voxx", muitos foram os sons da rádio que nos levaram a ouvir a chamada "música de qualidade". Já não é do teu tempo, mas aquilo que ficou na memória de muitos de nós, veio, afinal, do "Em Órbita", do ainda resistente Zé Duarte e os seus "Cinco Minutos de Jazz" e, porque não, das "Horas Extraordinárias" do J.Paulo Machado e Miguel Ângelo (esse mesmo)que passavam na "Serra Mar" e mais tarde na "Regional", nas últimas horas de cada domingo. Estas, para consumo interno, lançavam no éter, os Tinderstiks, os primeiros Smiths, ainda os Teardrop e Cure, Talking Heads, Preafab ... e tantos outros.
Um abraço do http://ofthewood.blogspot.com
 
sim senhor.
lembro-me desses programas nas rádios locais. embora, não os seguisse muito. meados da década de 90, não era?
o "Em órbita" faz parte das tais recordações de infância, assim como as derivações musicais do Jorge Lima Barreto.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]