A direita está fechada num bunker
Quem o diz é
Agustina Bessa Luís, portanto, insuspeita.
Se me permitem, acrescentaria o bunker é aqui mesmo, na blogosfera.
Desde blogs fascistas, conservadores, neo-liberais, liberais, sociais-democratas existe ideologia para todos os gostos.
O mais curioso é que estes são os mais visitados. Quando é publicada a lista semanal dos vários "sitemeter", os mais procurados são sempre de direita. Em matéria de qualidade acontece o mesmo, as citações em jornais do que se escreveu em blogs, encaminham-nos sempre para páginas da mesma área ideológica. Se verificarmos com mais pormenor, a melhor oposição é feita da blogosfera. A política partidária não consegue articular argumentos com a mesma ferocidade, a mesma imaginação e sobretudo a mesma velocidade do que qualquer blogger.
Iniciei-me na leitura de blogs pela necessidade de encontrar opiniões diferentes do politicamente correcto. Estava cansado de ler apenas Miguel Sousa Tavares, no seu contínuo "nómada no oásis". Detesto o vazio contestário da esquerda socialista. As opiniões partidarizadas, que mais não fazem do que argumentar para atirar areia aos olhos dos outros. Uma retórica espremida, sem sumo. Julgando os outros parvos e sobretudo, situacionista em termos de posição pessoal nos lugares do partido.
É evidente que no espectro da esquerda se encontram páginas muito boas e gente com valores ideológicos, sem filiação partidária, que muitas vezes mais não fazem do que contra argumentar os liberais e afins.
Como vai este potencial de direita, transformar-se em algo diferente, não sei. Se soubesse não estava aqui. Eu pessoalmente prefiro tê-los em lugares virtuais, do que em posição de poder. No entanto, reconheço que isto da blogosfera sem eles não teria piada nenhuma e resumia-se rapidamente, com passagem obrigatória por A causa foi modificada (link aqui ao lado).