escrita irregular
domingo, outubro 22, 2006
  A direita está fechada num bunker
Quem o diz é Agustina Bessa Luís, portanto, insuspeita.
Se me permitem, acrescentaria o bunker é aqui mesmo, na blogosfera.
Desde blogs fascistas, conservadores, neo-liberais, liberais, sociais-democratas existe ideologia para todos os gostos.
O mais curioso é que estes são os mais visitados. Quando é publicada a lista semanal dos vários "sitemeter", os mais procurados são sempre de direita. Em matéria de qualidade acontece o mesmo, as citações em jornais do que se escreveu em blogs, encaminham-nos sempre para páginas da mesma área ideológica. Se verificarmos com mais pormenor, a melhor oposição é feita da blogosfera. A política partidária não consegue articular argumentos com a mesma ferocidade, a mesma imaginação e sobretudo a mesma velocidade do que qualquer blogger.
Iniciei-me na leitura de blogs pela necessidade de encontrar opiniões diferentes do politicamente correcto. Estava cansado de ler apenas Miguel Sousa Tavares, no seu contínuo "nómada no oásis". Detesto o vazio contestário da esquerda socialista. As opiniões partidarizadas, que mais não fazem do que argumentar para atirar areia aos olhos dos outros. Uma retórica espremida, sem sumo. Julgando os outros parvos e sobretudo, situacionista em termos de posição pessoal nos lugares do partido.
É evidente que no espectro da esquerda se encontram páginas muito boas e gente com valores ideológicos, sem filiação partidária, que muitas vezes mais não fazem do que contra argumentar os liberais e afins.
Como vai este potencial de direita, transformar-se em algo diferente, não sei. Se soubesse não estava aqui. Eu pessoalmente prefiro tê-los em lugares virtuais, do que em posição de poder. No entanto, reconheço que isto da blogosfera sem eles não teria piada nenhuma e resumia-se rapidamente, com passagem obrigatória por A causa foi modificada (link aqui ao lado).
 
Comentários:
Sócrates e o (seu) PS têm progressivamente retirado espaço de manobra à direita, fazendo aquilo que era suposto ser esta fazer. O país não tem outra alternativa(?).
Então se ele deixar cair mais umas promessas eleitorais, casos da OTA e do TGV, que ninguém o censuraria por isso, e tratar apenas daquilo que verdadeiramente importa no momento, que é o saneamento financeiro das contas públicas e modernização e eficiência dos serviços do estado, a direita vai-se tornar numa miragem durante uns bons tempos.
 
Quanto ao equillíbrio inexistente entre esquerda e direita na blogesfera, se é que hoje faz sentido esta distinção, devo discordar, caro Rui, pelo menos com tanto desiquilíbrio.
Está bem que há uma predominância de blogs de direita ou liberais, e que o blog de actualidade política com mais audiência é de direita liberal, o Blasfémias. Mas do outro lado também não é esse marasmo que apontas.
Causa Nossa, Tugir, A destreza das Dúvidas, Jumento, Canhoto, Kontratempos, são apenas alguns exemplos da ambivalência política da blogo.
 
...ninguém o censuraria por isso...
quem é que o censura??....
não é a comunicação social, não é a oposição(ou a falta dela), nem a esquerda comprometida com a sua posição...
"...fazendo aquilo que era suposto ser esta fazer. O país não tem outra alternativa(?)...."
Seria suposto a direita tomar estas medidas?... Continuariam estas medidas a estar correctas se fosse a direita ? (...)

Não aumenta os impostos, aumentou, face aos sacrificios já impostos não serão necessários novos aumentos, ver Orçamento de Estado...
Como pode a esquerda (não comprometida), não criticar ou lamentar a total impunidade?
Haverá alguma medida ainda a tomar que a possa escandalizar?
A esquerda tornou-se refém de Socrates, quando muitos apontavam que seria o presidente a ficar nessa posição

TPC (Trabalho para casa, para os mais distantes do tempo da escola)

Imagine-se que Socrates era do PSD ou CDS-PP e que tomava exactamente as mesmas medidas...
Pois não...., já lá não estava...
E imagine-se que o Sampaio ainda lá estava e tinha que actuar ... exacto...., já lá não estava...
E imagine-se que um secretário de estado, se desculpava dizendo que tinha tido um dia mau,
exacto...., já lá não estava...
Ou que o ministro das Finanças, não sabia o que tinha dito o colega da economia..., nem achar relevante que deveria saber...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial
Abriu a 5 de Outubro de 2006.

A minha foto
Nome:
Localização: São João da Madeira, Grande Porto, Portugal
Arquivos
outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / março 2008 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]